Empregador web
O projeto de modernização e atualização do ministério do trabalho e emprego visa comodidade para empregadores e trabalhadores, e pensando nisso, desenvolveu o sistema empregador web para substituir os formulários manuais obtidos em papelarias.
O objetivo e viabilizar o envio dos requerimentos do seguro desemprego pelos empregadores e agilizar o atendimento aos trabalhadores requerentes
A tecnologia
Partindo do pressuposto de que a maioria das pessoas hoje em dia usam o meio virtual para resolver negócios e pendências, o ministério do trabalho criou uma ferramenta para facilitar o envio de requerimentos através do meio virtual, evitando o trabalho do envio de documentos ou necessidade de quaisquer equipamentos que não sejam um computador.
A tecnologia se baseia no pressuposto de que a facilidade da internet deva estar em todas as fases do processo de contratação e ruptura de contratos trabalhistas, assim tornando o processo mais dinâmico.
Para quem é
Empregadores que estão buscando uma maneira de facilitar e desburocratizar o trabalho através da ajuda da tecnologia e ferramentas que possam ser úteis para facilitar o dia-a-dia
Para que serve
A ferramenta tem como objetivo facilitar o preenchimento de formulários de requerimento de comunicação de dispensa e seguro desemprego, de forma individual ou coletiva, de maneira mais fácil e eficiente.
O processo se assemelha ao processo antigo, porém agora ele é feito virtualmente, de maneira segura, rápida e eficaz, gerando menos erros que geralmente estão ligados a formulários manuscritos, que às vezes perdem detalhes por questões de caligrafia.
Em tempo real
As solicitações nessa nova modalidade de envio têm efeito imediato. O empregador vai enviar o formulário e ele será salvo e enviado na mesma hora, contribuindo para a rapidez do processo e trazendo benefícios para ambas as partes.
Como preencher os formulários
Para usufruir de suas funcionalidades, o empregador deve acessar o site www.mte.gov.br, e ao entrar na página, deve procurar no ícone de empregador web e acessar o sistema.
Ao acessar a interface, procurar a opção “cadastrar gestor”, no menu “acesso direto”, então preencher o formulário com os dados da empresa e do gestor. Após o preenchimento, uma senha de acesso é enviada ao email cadastrado.
Acessando o sistema
Depois é preciso escolher no menu “opções de acesso” uma das possibilidades:
COM certificado digital ou SEM certificado digital
A opção “sem certificado digital” é restrito e só permite ao gestor cadastrar procurações, possibilitando ao procurador executar as atividades de cadastro de filiais e enviar requerimentos de seguro desemprego para o Ministério do Trabalho.
Para ter acesso a todas as funcionalidades do sistema é indispensável que o empregador obtenha a certificação digital c-cnpf ou e-cpf que pode ser obtida através do site www.iti.gov.br/certificacao-digital.
O acesso a opção validar layout, permitido a qualquer usuário, verifica arquivos gerado por programas específicos, possibilitando a importação dos dados dos arquivos gerador por programas específicos, possibilitando a importação em massa dos dados, gerando vários requerimentos.
A ideia de modernizar e facilitar a burocracia que envolve trabalho é importante. Hoje em dia há cada vez mais dinamismo nas relações de trabalho e isso faz a necessidade de haver cada vez mais agilidade nos processos, facilitando assim a vida do trabalhador e do empregado, trazendo mais agilidade nas relações trabalhistas e confiança
Há uma grande necessidade de aumentar a disponibilização de meios virtuais para facilitar etapar do trabalho, e sabendo disso, pouco a pouco as instituições vem se adaptado a essa nova realidade e necessidade, porém algumas pessoas ainda não têm familiaridade com os meios virtuais.
Caso haja dificuldades no acesso, foi disponibilizado o número 158 para tirar dúvidas sobre o sistema (das 10h às 19h), ou também a sessão de ajuda no site https://empregadorweb.com/2016/07/empregador-web-perguntas-e-respostas/